Pedido para Ministério fiscalizar qualidade das sementes vendidas no Mato Grosso

Pedido para Ministério fiscalizar qualidade das sementes vendidas no Mato Grosso

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) protocolou em 13 de novembro um ofício solicitando ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que averigue, em uma fiscalização emergencial, a qualidade da semente de soja comercializada aos produtores de Mato Grosso. O pedido da Associação ao Ministério vem de encontro ao grande número de reclamações recebidas desde a safra 2013/2014.

Conforme o presidente da Aprosoja-MT, Ricardo Tomczyk, são constantes os relatos de produtores quanto a qualidade e o baixo desempenho das sementes. "Algo precisa ser feito, pois os produtores, que são consumidores, estão tendo prejuízos”.

O ofício protocolado e encaminhado ao Ministério da Agricultura, segundo a Aprosoja-MT, relata a queda na qualidade das sementes. A entidade pontua ainda que 26,36% das amostras de sementes coletadas e analisadas durante o Circuito Tecnológico de 2013 estavam abaixo do índice tolerado quanto ao aspecto de germinação. 

 A Aprosoja-MT ainda solicitou que "uma fiscalização especial extraordinária" seja realizada no que diz respeito a safra de soja já para 2015/2016, estipulando que a fiscalização seja realizada em agosto de 2015 na produção de sementes em geral, ou seja, tanto nas sementes produzidas em Mato Grosso quanto em outros estados que abastecem o mercado mato-grossense.