Primeira soja transgênica tolerante à seca do mundo

Primeira soja transgênica tolerante à seca do mundo

Primeira soja transgênica tolerante à seca do mundo é aprovada na Argentina

Foi anunciada pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner, a aprovação da primeira soja transgênica tolerante à seca. A pesquisa foi desenvolvida através de uma parceria entre a Universidade Nacional do Litoral e a Empresa Nacional INDEAR, do grupo Bioceres. O desenvolvimento da soja GM foi conseguido por meio da introdução de um fator de transcrição do girassol. A modificação genética da leguminosa permite que a planta se desenvolva mesmo em condições de carência de água.

Segundo Cristina Kirchner, com essas aprovações, a Argentina passa a integrar um seleto grupo de países, entre os quais o Brasil, que desenvolve e aprova localmente inovações em biotecnologia agrícola. “Estes não são apenas eventos tecnológicos, mas também produtos com grande impacto econômico e social que apresentam uma alternativa na produção global de alimentos”, disse a presidente.

Em nota, a diretora executiva do CIB, Adriana Brondani, avalia que o anúncio do governo argentino está alinhado com o desafio de alimentar uma população cada vez maior e de maneira sustentável. “Uma soja tolerante à seca permite cultivar essa leguminosa em regiões com baixa disponibilidade de água, o que certamente contribui para diminuir a pressão da agricultura sobre áreas protegidas e para o aumento na produção de alimentos”, afirma Brondani.

Fonte: SEEDnews, ano XIX, nº6, nov/dez 2015