Vigor em sementes: prefira as certificadas com alta qualidade fisiológica

Com o crescente avanço da aplicação de inovações tecnológicas na agricultura, na implantação de uma lavoura é preciso estar atento para a emergência das sementes que devem propiciar um estande adequado, o crescimento rápido das plântulas e uma maturação uniforme. A partir daí outros parâmetros da qualidade fisiológica das sementes, além da qualidade germinativa, passaram a ser investigados.

Estudos realizados a partir da década de sessenta têm mostrado que outras características fisiológicas da semente podem influir não só no estabelecimento de uma população inicial no campo, como também sobre todo o ciclo da planta e, mais, influir decisivamente sobre a produtividade. A soma destas características fisiológicas é, atualmente, denominada “vigor” da semente.

A importância do vigor é que ele detecta modificações deletérias mais sutis resultantes do avanço da deterioração da semente, não reveladas pelo teste de germinação.  É possível afirmar que antes de a germinação ser afetada, o vigor da semente sofre reduções que podem ser significativas.

O UNILAB – Laboratório de Análise de Sementes, está apto a realizar testes de vigor (diretos e indiretos), nas sementes das principais culturas. É interessante consultar um especialista para verificar qual teste, em função do mês de sua realização e que fins se destina a semente (plantio antecipado ou outras condições, visando uma emergência adequada das sementes a fim da obtenção de melhor produtividade).

Prefira: Sementes Premium, sementes certificadas com alta qualidade fisiológica (germinação e vigor).