Tratamento de Sementes garante melhor desempenho no desenvolvimento inicial da soja

Mais uma ferramenta tecnológica a favor da agricultura, o Tratamento de Sementes Industrial (TSI) garante melhor desempenho no estágio inicial de desenvolvimento da cultura de soja.

As sementes são tratadas nas sementeiras, antes de serem entregues ao produtor, e recebem compostos de produtos químicos que atendem a necessidades específicas de cada região.

Cleiton Nascimento, representante da Syngenta – multinacional que atua na área de TSI – explica que as opções de tratamento variam de acordo com os problemas que se deseja combater: nematoides, lagartas, insetos mastigadores, insetos sugadores ou complexo fungo.


Ele comenta que muitos agricultores compram produtos e realizam seu próprio tratamento nas fazendas, antes do plantio, colocando em risco a eficiência da ação e as pessoas que entram em contato com os químicos.

A recomendação é que este tipo de tratamento seja realizado de forma industrial, em espaços adequados, as sementeiras, que possuem treinamento, equipes e máquinas automatizadas específicas para a atividade.

“Assim, o produtor que opta pelo TSI, ganha em confiabilidade, pois o produto vai estar aplicado do jeito correto e de maneira uniforme por todas as sementes; segurança, pois ninguém irá precisar mexer com químicos em espaços inadequados; e comodidade, uma vez que o produtor só vai precisar abrir o bag de sementes sobre a plantadeira, e mais nada”, explica Nascimento. 

Fonte: Agro Olhar