Apresentados dados de pesquisa sobre tratamento industrial de sementes

Apresentados dados de pesquisa sobre tratamento industrial de sementes

Os resultados obtidos pelo Projeto Tratamento de Sementes na safra de soja 2013/2014 foram apresentados em evento realizado no dia 22 de julho de 2014 na sede da APASSUL (Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do RS), em Passo Fundo. O Unilab Sementes é um dos apoiadores do Projeto.

Participaram associados da entidade, patrocinadores do projeto e empresas de químicos que participaram dos experimentos.

“Vários associados da APASSUL estão aderindo ao tratamento industrial de sementes; por isso, nada mais coerente do que fornecer informações para apoiá-los”, afirma o coordenador do projeto, Jean Carlos Cirino.

Esta foi a segunda safra consecutiva que a pesquisa, idealizada pela APASSUL, foi realizada. O objetivo é avaliar em laboratório e a campo os principais produtos disponíveis no mercado para a cultura da soja.

Nesta segunda etapa, o projeto foi incrementado. Foram realizadas avaliações com lotes de sementes de alto e baixo vigor para observar se os produtos apresentam interferência diferente em sementes com alta e baixa qualidade fisiológica.

Os experimentos devem continuar sendo realizados, sempre buscando o aprimoramento das metodologias de trabalho.

Foram conduzidos experimentos com um grupo de sementes tratadas com fungicidas e inseticidas, e outro com fungicidas, inseticidas e bioativadores. Os ensaios a campo foram feitos em Passo Fundo, Cruz Alta e São Luiz Gonzaga com o objetivo de avaliar estabelecimento inicial e rendimento final. Em laboratório de análise de sementes, a proposta foi verificar a possível interferência dos produtos na qualidade fisiológica das sementes.

O Projeto Tratamento de Sementes foi idealizado pela APASSUL e executado com o apoio da CCGL Tec, Fundação Pró-Sementes, Universidade de Passo Fundo (UPF) e Unilab Sementes.